Sugestões

16-11-2004 11:00

- Para quem for viajar de moto por qualquer parte da América do Sul, será indispensável que a moto seja equipada com um párabrisas, pois, devida à grande quantidade de insetos ao longos das rodovias, a viagem ficará bem prejudicada sem esse equipamento.

 

- Não cruzar as fronteiras aos domingos e feriados locais caso for precisar fazer cambio de moedas, pois os locais (casas) de cambio ficam fechados.

 

- Importante: Um pouquinho antes das aduanas paraguaya e Argentina ao sul de Asunción para se entrar na Argentina por Clorinda, há uma espécie de entreposto fiscal, onde ficam vários cambistas espertalhões. Recomendamos abastecer as motos previamente, e fazer o cambio no hotel, em segurança.

 

- Enquanto cruzávamos a Argentina, fomos alertados por várias pessoas para que tivéssemos muito cuidado em Santa Fé, Buenos Aires, Bahia Blanca e Neuquén, pois nessas localidades há muitos roubos de motocicletas, mas seguramente nada comparado às grandes cidades brasileiras.

 

- Em viagens pela América do Sul, recomendamos abastecer as motos a cada 150 km rodados, ou perto disso, pois em várias regiões há carência de postos .

 

- No Paraguay e na Argentina, os sinais de setas e luzes que os caminhoneiros dão para auxiliar ultrapassagens e dar avisos, são invertidos, ou seja, significam o oposto do que estamos acostumados no Brasil.

 

- Uma curiosidade: O que diferencia Pueblo de Ciudad é o número de habitantes. Como regra geral, acima de 10 mil habitantes será uma ciudad.

 

- É preciso se planejar as coisas de acordo com os horários locais de funcionamento. Nos países da América do Sul, tirante o Brasil, e mormente na Argentina, no Paraguay, no Peru, na Bolívia, no Ecuador e na Colômbia, no meio do dia há um horário destinado à La Siesta, geralmente das 13:00 às 17:00 hs.

 

- De novembro a março, a região entre Uspallata (Argentina) e Los Andes (Chile), ferve de turistas, pois é a estação de escalada do Aconcágua.

 

- Em toda a região Andina, durante o dia, é preciso se usar óculos de sol, pois os raios de sol, além de refletirem muito na neve, incidem de forma diferente, e podem afetar as retinas.

 

- Em Santiago do Chile é mais recomendável se locomover após as 10:00 hs da manhã, pois há muita conversões proibidas entre 7:00 e 10:00 hs .

 

- Recomendamos aos que forem ao Chile e gostarem muito de leite, a levarem leite em pó, pois há uma relativa dificuldade em se encontrar o “suco de vaca” por lá. No desjejum (desayuno) os hotéis chilenos servem somente chás e sucos.

 

- Na Argentina sopa é apenas um caldo ralo sem nada dentro. Cuidado ! Não tem nada a ver com a sopa que conhecemos

Voltar

Procurar no site

paulinhodolcepazzia@gmail.com © 2009 Todos os direitos reservados.