Resposta ao EDITORIAL “Motoclubismo e Motociclismo – Existe Diferença ?”, do Jornal Moto Clube News de Junho de 2005, de autoria de Reinaldo de Carvalho Bueno.

01-06-2005 17:48

Prezado Carvalho,


Desnecessário dizer aqui da minha admiração e respeito pela sua pessoa e pela sua dedicação ao motociclismo nacional. Porém, não há como não discordar veementemente das suas opiniões separatistas, tendenciosas e equivocadas, expostas no EDITORIAL intitulado “Motoclubismo e Motociclismo – Existe Diferença ?”, publicado na edição de junho de 2005 do querido Jornal Moto Clube News.

Dizer que os Moto Clubes surgiram sem filosofia ou identidade próprias é uma afirmação, no mínimo, desprovida de critérios e de análise aprofundada. Chega a ser leviana.

Não creio que a expressão MC esteja “meio banalizada” como você escreveu, mas sim mais popularizada, para preocupação dos elitistas afrescalhados que há no nosso meio, e que acham que o motociclismo é só deles e só para eles.

Sei que você é uma pessoa bem intencionada, mas o EDITORIAL em questão carece de coerência, pois você diz que a liberdade é a maior bandeira do motociclismo, e em seguida diz que, para se garantir a harmonia e o respeito, são necessárias hierarquia e regras. Ora, quem em sã consciência se julga habilitado e no direito de ditar normas de hierarquia e de vomitar regras a quem quer que seja no motociclismo ? O excesso de regras, normas e de hierarquia foi o que motivou e ainda motiva várias dissidências nos MCs, originando assim novos Moto Clubes. Já que você critica tanto a proliferação dos MCs, querendo impor mais regras e hierarquia, você estará querendo apagar o incêndio com gasolina.

Você diz também no EDITORIAL em tela, que os presidentes de MCs que têm história e ideologia verdadeiras e são sérios, não podem e não são tratados como motociclistas comuns. Ora, meu querido Carvalho, quem estaria acima do bem e do mal para listar os MCs que têm história e ideologia verdadeiras ? Você ? No meu modo de ver, todos os MCs as têm. Caso você discorde, dê os nomes.

Quando você cita: presidentes de MCs que são sérios, deixa subentendido que há presidentes sem seriedade. Você deveria então dar os nomes desses presidentes, pois todos os presidentes e diretores de MCs que eu já conheci são sérios, dignos e respeitáveis. Além disso, no que os presidentes seriam superiores aos motociclistas comuns, conforme você afirmou no dito EDITORIAL ? Não há presidentes motociclistas, mas sim motociclistas que, eventualmente, “estão” presidentes.

Também a afirmação de que há pseudo-moto clubes é muito perigosa e sem fundamento, pois você critica, cutuca mas não tem a devida coragem de citar exemplos.

Diga-me, querido Carvalho, no que um brasão estampado numa simples camiseta difere de um brasão bordado num colete como você despreza no citado EDITORIAL ? Já que você quer se mostrar tão cioso por elevar o nível do respeito, da honra, da educação e da cortesia no meio motociclístico, até por uma questão de coerência você deveria ser o primeiro a respeitar todo e qualquer brasão de MC, não importando se foi bordado com fios de ouro num colete em couro de antílope da pérsia, se foi estampado numa simples camiseta de R$ 1,99, ou se está apenas desenhado num prosaico papel de pão. Parece que para você e para esse motoclubismo rançoso que grassa por aí, os MCs deveriam ser classificados de acordo com o poder aquisitivo de seus integrantes. Você tem noção da idiotice e da falta de respeito que é isso ?

Quando você diz que há integrantes de MCs que aceleram em eventos, fazem acrobacias em qualquer lugar, entram em restaurantes de moto (improvável) entre outras barbaridades, você deveria ter também a coragem de dar nome aos bois para contribuir com a separação entre o joio e o trigo, se é que há o que ser separado. Eu já vi integrantes de Moto Clubes bem tradicionais fazerem gracinhas indevidas, e nem por isso transformei-os em alvo de críticas, pois há que se respeitar o livre arbítrio.

Você faz questão de separar em lados opostos o motociclismo e o motoclubismo. Você já dimensionou o tamanho deste absurdo ? O motoclubismo não existe sem o motociclismo, pois “respira” pelo cordão umbilical. Mas o motociclismo existiu, existe e existirá com ou sem o motoclubismo, o motogrupismo e sem qualquer um outro “ismo”, meu amigo.

Já que você diz prezar tanto assim a seriedade, por que a Federação, o teu Jornal e os Moto Clubes mais tradicionais boicotaram veladamente o 1º Encontro Técnico de Motocicletas, tão brilhantemente organizado pelo Xingu´s M.C. de São Paulo ? Será que o Xingu´s, para você, é um pseudo-MC ? Pois saiba que este 1º Encontro Técnico de Motocicletas foi aplaudidíssimo e deu uma alternativa inteligente ‘a mesmice da zorra dos encontros de moto que proliferam apenas como caça-níqueis !

Carvalho, meu querido, sei que você está agora uma fera comigo, e que não irá publicar esta minha carta no teu jornal, o excelente Jornal Moto Clube News, por motivos óbvios. Mas acredite que eu te disse tudo isso como um alerta para um amigo querido, muito embora você certamente não esteja pensando assim agora. Mas o tempo dirá se estou equivocado.

Receba um forte abraço. Meus respeitos.

MARCÃO
(Dolce Pazzia)

Voltar

Procurar no site

paulinhodolcepazzia@gmail.com © 2009 Todos os direitos reservados.