Primeira Convenção Nacional do Brazil Rider´s

02-11-2006 11:02

Grande Encontro de Juatuba (MG)

Antes de mais nada faz-se necessário esclarecer que todas as pessoas que serão citadas adiante são integrantes do Brazil Rider´s, nossa Irmandade Motociclística.

Desde o primeiro momento, quando o Emanuel, de Juatuba (MG), pretendeu fazer uma reunião de riders lá nas Gerais, quando não havia ainda nem data definida para este evento, eu aderi à idéia na primeira hora. Mais à frente ficou definido que a Primeira Convenção Nacional do Brazil Rider’s, também chamada carinhosamente de Grande Encontro, ou simplesmente GE, seria levada a efeito em Juatuba nos dias 02, 03, 04 e 05 de novembro de 2006.

Algumas lideranças do Brazil Rider’s fizeram reuniões regionais prévias com o intuito de estabelecerem pautas a serem analisadas e posteriormente votadas no GE, objetivando um salto de qualidade no seio de nossa Irmandade.

Por algum motivo indescritível, indelével, criou-se uma indisfarçável grande expectativa em torno deste 1º GE em Juatuba, e quanto mais a data se aproximava, maior era a adrenalina.

Considerando que o pessoal de São Paulo somente partiria no dia 02, parti em vôo solo de Guarulhos (SP) no dia 01 de novembro às 7:00 hs e peguei a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) no sentido da Capital de São Paulo, e logo após entrei no início da Rodovia Fernão Dias (BR-381) no sentido da capital das Gerais, Belo Horizonte.

Logo no início do percurso já fui premiado com uma chuva competente que me acompanhou até Bragança Paulista (SP). Daí o tempo afirmou um pouco mas sem muita consistência, e permaneceu no estio até a altura de Camanducaia (MG), quando voltou a chover de uma maneira feroz, uma chuva profissional, revoltada, com direito inclusive a efeitos especiais de granizo. O capacete virou um bumbo de fanfarra, e com minha cabeça dentro. Entendem agora por que eu bebo ?

Ao norte de Estiva (MG) a tempestade amazônica cedeu dando lugar a uma chuva fina, chata, antipática, e que perdurou ainda por cerca de uma hora norte acima.

Em um posto da Polícia Rodoviária Federal situado a uns 25 km ao norte de Itaguara (MG), fiz uma parada técnico-mijatória e enquanto isso caiu o mundo, a abóbada celeste desabou num estrondo, pois veio uma borrasca extremamente forte, braba, raivosa, de mau humor. A solução foi relaxar e esperar a tempestade acalmar. Por um momento cheguei a pensar que a Arca de Noé passaria por ali, tal a violência das águas.

Quando o projeto de dilúvio amainou um pouco, segui viagem e 2 km à frente deixei a BR-381 e entrei na Rodovia Nilo Penido no sentido de Itaúna (MG), onde fui obrigado a fazer outro pit stop aquático por medida de segurança, pois fui pego por outra tromba d’água e a visibilidade caiu a zero totalmente. O pior de tudo foi que nessa região das Gerais há muito transporte de minérios que largam na pista e no ar um pó que vira uma espécie de lama grudenta quando chove, que adere em tudo, e depois só sai com reza brava.

Acalmada a nova tromba d’água segui novamente viagem deixando para trás Itaúna, quando peguei a Rodovia Newton Penido no sentido de Betim (MG), fazendo uma parada rápida em Mateus Leme (MG) para contatar o Emanuel, mentor desse nosso 1º GE do Brazil Rider´s, que foi organizado também pelo Pensador, pelo Everson e pelo Ugo, todos mineiros de quatro costados.

Tudo combinado, mijadinha dada, segui viagem chegando a Juatuba onde o Emanuel já me aguardava no trevo de acesso à cidade. Dali fui levado diretamente à Pousada das Mangueiras onde a grande maioria de nós se hospedaria e onde seria levado a efeito o nosso evento.

Quando cheguei à Pousada, já lá estavam o Janeci e o Sérgio Rocha, ambos de Campina Grande (PB). Feitas as devidas apresentações, batemos um ótimo papo regado à cerveja (ssssssss) e depois fomos ajeitar nossas tralhas.

À noite, como o Janeci e o Sérgio Rocha foram para o centro da cidade comer pizza com algumas “primas”, algumas de “pés grandes”, jantei solito na Pousada uma boa e farta comida mineira de fogão a lenha. Depois de uma sobremesa dos deuses fui ter o merecido descanso.

Dia 02 de novembro

A quinta-feira amanheceu um tanto estranha, carrancuda, com céu encoberto, e tratei de tomar logo meu café da manhã, pois o dia se prenunciava repleto de expectativas pela chegada de todos os companheiros dos mais diferentes cantos desse país que ainda não acordou para a sua grandeza.

Para que eu não cometa deslizes (mais), citarei todos os que estiveram presentes ao 1º GE mais ao final deste relato, por não lembrar da ordem de chegada de cada um, mas lembro-me especialmente da chegada do pessoal de São Paulo, Alex, Beto, Salla & Fe, André Tadeu & Meire, Márcio Mello, Allamo & Chayenne, Gash, Junior Mu & Ana Paula, e Professor.

E a raça foi chegando, chegando, e na hora do almoço já éramos em aproximadamente 30 motociclistas. Até o final da tarde foram chegando mais companheiros, o que nos possibilitou um jantar extremamente animado. Como sobremesa tivemos, além de doce de leite batido à mão, o som do Laurindo (BA) e do Cowboy (ES) que ao violão nos deram um ótimo show regado até tarde a cerveja e outros álcoois menos votados. Na madrugada desabamos de puro cansaço !

Dia 03 de novembro

Nessa sexta-feira, logo pela manhã chegaram mais alguns companheiros motociclistas, e logo após o café da manhã foi dado o devido início aos trabalhos de discussão das pautas para posterior deliberação, conforme havia sido previamente estabelecido.

Como o Cícero Paes estava ainda a caminho tendo saído de Três Corações (MG) ao romper da aurora, solicitamos um representante de cada um dos estados da nação que se fazia presente para que a mesa fosse composta, e este escriba declinou do convite do Pensador e do Everson para que presidisse os trabalhos, e pedimos então ao Bleiner (ES) para que se incumbisse dessa tarefa, que presumíamos um tanto árdua, o que ele aceitou prontamente.

Ato contínuo, o restante dos companheiros se dispersou um pouco, até para que os trabalhos não fossem atrapalhados e não sofressem solução de continuidade.

Perto da hora do almoço chegaram o Cícero Paes e o Xico Floripa procedentes de Florianópolis (SC), os quais foram muito saudados. Logo após solicitei uma breve interrupção dos trabalhos para que o Cícero e o Xico passassem também a compor a mesa, e após o almoço o Cícero passou a presidir os trabalhos, que se alongaram até o final da tarde.

Em meio ao almoço falei com o Gau (AM) por telefone e ele me disse que por razões de cunho comercial ele, infelizmente, não poderia estar conosco em Juatuba. Fiquei triste, ainda mais que eu havia levado para lá especialmente para meu reencontro com o Gau, rum Captain Morgan e lula coreana defumada. Um luxo ! Mas num tempo não muito distante a gente se reencontrará e será uma festa em nossos corações.

Na parte da tarde, concomitantemente à continuidade dos trabalhos da mesa, passamos a organizar o churrasco da noite, que prometia muito, e contaria inclusive com um show ao vivo da Banda Manycomio. Assim a raça se dividiu em várias tarefas importantes para que o churrasco fosse realmente um sucesso.

Na hora da Ave-Maria, com os trabalhos da mesa encerrados, a churrasqueira já estava crepitando sob o comando competente do Carlinhos, de Valença (BA), com o auxílio luxuoso do Edu, de Brasília (DF).

Para preparar o terreno, considerando que a noite se anunciava longa, montamos uma “mesa de prova” de alto teor etílico onde consumimos o rum Captain Morgan que eu tinha levado para o Gau (desculpe, meu irmãozinho), garrafas de uma cachaça muito especial que a Graça, de Natal (RN), tinha ganho, cachaça de Juatuba que havia na Pousada, Contini que o Bambu, de Terezina (PI) trouxe, além de outros álcoois. O que caísse na mesa seria consumido prontamente sem o menor preconceito. Aproveitamos também para saborearmos a lula defumada, que foi um excelente tira-gosto e abrandador de bafo.

De repente, além das deliciosas carnes temperadas com alecrim que já estavam sendo devoradas, apareceram como num passe de mágica, pão de alho, um chouriço muito do especial e pickles. Aí o que já estava bom, ficou bom de vez. As carnes estavam soberbas e após o aquecimento alcoólico continuamos com muita cerveja para regar o churrasco, aí já sob a batuta do querido Foffão, de Nilópolis (RJ).

Aí chegou a Banda Manycomio, que rapidamente montou toda a aparelhagem, passou o som e iniciou o show da noite. Confesso que todos se surpreenderam com a qualidade e competência vocal e instrumental dos meninos da Banda ! Além de muito profissionais esses meninos são extremamente simpáticos. E a boa notícia é que, ao que tudo indica, o pessoal do Espírito Santo que organizará o 2º GE do Brazil Rider´s em Vilha Velha, já fechou um show especial com a Banda Manycomio para a ocasião. Quem for se deliciará.

O show e a festança rolaram soltos até às tantas, e depois na madrugada ainda houve alguns showzinhos mais reservados ao violão. A fartura foi tanta que, perto da hora da passarada acordar, ainda havia carnes na brasa. Esse churrasco foi mesmo pra acabar ! Memorável !

Prá arrematar, na alta madrugada foram acordar o Foffão e tirá-lo dos braços de Morfeu para que ele fizesse a especial gentileza de levar o Bambu para o hotel, pois o piauiense estava, digamos, “ligeiramente” mamado, ou seja, num estado etílico deplorável. Mas nada que um bom banho frio não resolvesse. Ta vendo, Bambu, tu pensas que Contini é doce de Buriti ?

À essa altura todos, ou quase, já estavam no sétimo sono.

Dia 04 de novembro

No sábado tomamos café da manhã com a cara muito amarrotada de ressaca, mas com nossos corações muito felizes.

Devagar todos foram acordando e logo o salão de reuniões, que também é refeitório, estava repleto de motociclistas, e os membros de nossa Irmandade, após o café da manhã, passaram a aguardar a abertura dos trabalhos pela mesa, para que acontecessem a conclusão e o devido encerramento.

Nisso, o Laurindo, de Lauro de Freitas (BA), estava se preparando para por o pé na estrada, pois tinha sérios compromissos na Bahia. Então o Pensador, o Cícero, o Everson e eu entregamos a ele o Certificado de Participação, e lhe desejamos uma ótima e segura viagem.

Logo após a mesa foi constituída novamente e os trabalhos de explanação e conclusão tiveram início no seu segundo dia, com explicações e alguns debates de cada item das decisões, algumas discussões mais acaloradas, mas com a concordância da maioria.

Para coroar o encerramento dessa Primeira Convenção Nacional do Brazil Rider´s foram entregues Certificados de Participação a cada um dos presentes, os quais foram confeccionados com muito carinho pelo Ugo, e que foram muito bem recebidos e festejados por todos.

Após o encerramento dos trabalhos almoçamos todos na própria Pousada das Mangueiras, descansamos um pouco e por volta das 16:00 hs nos dirigimos para o 2º Encontro de Motociclistas da vizinha Betim. Lá, além de curtirmos o evento, revimos e conhecemos amigos novos e antigos.

Assim que chegamos ao evento de Betim, o Everson me apresentou ao Boi, famoso motociclista e grande estradeiro de muitas jornadas, com o qual pude ter uma conversa de asfalto e estrada de chão. Muito bom mesmo. Mais tarde o Emanuel me apresentou ao Fernando Valle, outro grande motociclista mineiro, que além de um grande anfitrião e um excelente papo, é uma enciclopédia viva do motociclismo brasileiro e mundial. Com o Fernando pude ter uma conversa deliciosa sobre amigos comuns, motos, motovelocidade, pilotos, vento e estrada. Valeu o evento.

À noite, após um ranguinho leve regado a cerveja, voltamos à Pousada para arrumarmos as tralhas e descansarmos com vistas à viagem de retorno que faríamos todos no dia seguinte. Também demos uma internetada para sabermos da previsão do tempo para o domingo.

Dia 05 de novembro

O domingo amanheceu tranqüilo, calmo, com um sorriso no canto da boca, e com um pouco de sorte faríamos a viagem de retorno sem chuva.

Após um rápido café da manhã, enquanto aguardávamos alguns que viajariam junto conosco, fomos nos despedindo de cada um que partia. Foram momentos onde a fraternidade aflorou ainda mais, e deu um nó na garganta.

Aí a moto do Salla voltou a dar problema, e muito embora alguns companheiros como o Braga, de Rondonópolis (MT), o Agostinho, de Itaocara (RJ) e o Márcio Mello, de São Paulo (SP) tenham tentado ajudar, a solução foi acionar o Emanuel, que rapidamente contatou o mecânico da JL Motos na vizinha Mateus Leme, que abriu a oficina especialmente para atender a moto do Salla.

Logo após juntarmos o pessoal de São Paulo que voltaria junto, nos despedimos da raça e seguimos para Mateus Leme para nos encontrarmos com o Salla e a Fe. Só não conseguimos fazer contato com o Junior Mú e a Ana Paula que pernoitaram em Betim e ficaram de nos encontrar no trevo de Juatuba.

Muito mais tarde, já em São Paulo, fomos sabedores de que o Junior Mú fez calos nos dedos de tanto tentar fazer contato conosco. No que me diz respeito, descobri depois que ele não conseguiu contato por conta de um leve banho de cerveja que queimou a placa do meu celular.

Também o Márcio Mello não iria retornar conosco por conta de outros compromissos que tinha assumido previamente.

Em Mateus Leme, enquanto aguardávamos o mecânico consertar a porra do pistonete do ar do carburador da moto do Salla, ficamos batendo papo e saboreando um bom sorvetinho.

Terminado o trabalho do mecânico da JL Motos, partimos de Mateus Leme com destino a São Paulo, e o comboio esteve assim formado: Beto, Alex, Salla & Fe, André Tadeu & Meire, Allamo & Chayenne, e eu.

A viagem de retorno foi excelente, com breves paradas técnico-mijatórias, e o tempo colaborou muito com isso, pois viajamos todo o tempo com sol forte e céu de brigadeiro. O único deslize ocorreu pelo fato de o Allamo nos ter prometido apresentar um lugar na BR-381 onde teria um bolo de milho maravilhoso, e estamos esperando chegar a esse tal lugar até agora... mas chegamos todos bem e felizes a nossas casas.

Este 1º Grande Encontro Nacional do Brazil Rider’s contou com a presença de 78 integrantes da nossa Irmandade, e esses motociclistas foram provenientes de 14 estados da nação. A seguir passo a nomear cada participante por estado, e espero não me esquecer de ninguém.

Minas Gerais: Aécio Claudino, Alyson R. da Silva, Ana Lucia Rufino, Ana Regina Toschi, Antonio Carlos Rodrigues, Dirlene Braga, Edivaldo da Silva, Emanuel Vilela, Endgel Rebouças, Everson Assunção, Flávio Luiz M. Paiva, Grasielle Moraes, José Luiz Ciatti (Pensador), Marcos P. Miranda, Nilza G. Claudino, Rafael Vilela, Rodrigo S. Melo.

Bahia: Agenor Cláudio S. Filho, Carlos Henrique, Jaldo S. Pereira, Laurindo A. G. Junior, Liz Goretti F. Menezes, Wyle P. Tenório.

Rio de Janeiro: Agostinho J. R. Camargo, Antonio Carlos A. Ritto, Antonio Clark X. Ribeiro, Antonio Eduardo S. Campos, Carlos Gomes D. Mattos, Foffão, Gloria Cristina A. Souza, Guilherme de Souza, Ilca F. Silva, Marco Aurélio S. Di Giacomo, Nelza Helena G. Ribeiro, Nilmara C. Pedroso.

São Paulo: Alex M. Lima, Allamo L. Moraes, Ana Paula C. Corbal, André Tadeu, Chayenne M. Modrow, Fabio H. Salla, Fernanda Pimentel (Fe), João Roberto Silva (Beto), José Raimundo Borrely (Professor), Márcio Mello, Ricardo Gash, Marcos A. Martins (Marcão), Rouze Meire S, Damasceno, Wandeis R. Junior (Junior Mú).

Espírito Santo: Bleiner F. Melo, Elza Maria Bissoli, Geraldo José Fraga, Ida C. Melo, Julio Cezar C. Borges (Cowboy), Luiz Cláudio Sobreira, Mafalda Gregório, Maria Dulce A. de Paula, Nery Biffi, Noel H. Souza (Avohai), Paulo Roberto Chieppe, Ruy Cabral de Paula, Sandra N. F. Chieppe, Simone F. Silva.

Santa Catarina: Cícero Paes, Edson L. Martinato, Xico Floripa.

Pernambuco: Demontier T. Figueiredo.

Mato Grosso: Elisete C. Braga, João Carlos Braga.

Goiás: Francisco de Assis Oliveira, Ricardo Jonas Carrier.

Paraíba: Janeci A. Bezerra, Sergio Rocha Carvalho.

Alagoas: João Alano Q. Rocha.

Distrito Federal: José Eduardo M. Villanova (Edu), Wagner Tavares.

Piauí: Luis Augusto L. Castro (Bambu), Patrícia F. Santos.

Rio Grande do Norte: Maria das Graças S. Medeiros (Graça).

Quero aqui, de público, agradecer a todos e a cada um aqui citados ou não, que de alguma forma contribuíram para que esta Primeira Convenção Nacional do Brazil Rider´s fosse o sucesso de público e de crítica que realmente foi. Agradeço particularmente aos organizadores Emanuel, Pensador, Everson e Ugo, e ao pessoal da Pousada das Mangueiras que nos recepcionaram e nos atenderam tão bem.

Espero que todos os companheiros que participaram dessa bela, grande e memorável jornada possam se reencontrar na Segunda Convenção Nacional do Brazil Rider´s (2º GE), que acontecerá em julho de 2007 na bela cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. E tomara que lá possamos recepcionar muito mais de 100 motociclistas, se Deus assim o permitir.

Um beijo em todos e até lá !

Marcão, em 25 de novembro de 2006.

Voltar

Procurar no site

paulinhodolcepazzia@gmail.com © 2009 Todos os direitos reservados.