1º ENCONTRO TÉCNICO DE MOTOCICLETAS

10-07-2005 17:37

No sábado, dia 04 de junho, estive presente e participei do 1º Encontro Técnico de Motocicletas, brilhantemente promovido pelo Xingu´s Moto Clube de São Paulo, que teve lugar na unidade Saúde da Faculdade Radial, na capital de São Paulo.

Sob todos os aspectos este evento, que foi o primeiro do gênero neste país, foi muito bem organizado e deu uma alternativa inteligente e muito interessante ‘a mesmice dos encontros de motos e motociclistas que proliferam sem controle e infestam o país, dando aos participantes, via de regra, um som de qualidade discutível (quando há), estouros de escapes, borrachões, zerinhos em locais inadequados, além de muita gente alcoolizada.

Este 1º Encontro Técnico de Motociclistas, ao contrário, deu aos participantes mais possibilidade de conhecimento acerca de pilotagem com segurança, princípios mecânicos, tuning bike, vida estradeira, a moto no contexto off-road, a arte da customização, regras básicas de segurança e técnica, parte elétrica da moto, preparação básica de motores, além de outros temas.

As palestras foram proferidas por motociclistas e técnicos de alto gabarito como: Marcão (Izzo-HD), André Maeda (KST2), Teydi Deguchi (Dub Style), Reinaldo Baptistucci (EBC e Revista SoMoto), Duarte da Costa (CM&W Motosport), Caju (F.F.), Nivaldo Vieira (F.F.), Hiram Sampaio Doria (Trail Trip), Luiz V.F.M. Fº (Yamaha do Brasil), Wanderley Raineri (H.W. Parts), Miragaia René, além dos queridos companheiros Cícero Paes (Brazil Rider´s) e Nenad Djordjevic (Revista Motoadventure).

O grande interesse demonstrado pelo conteúdo das palestras, principalmente por motociclistas independentes, prova que nem todos querem zoeira, e que o motociclismo brasileiro está ficando, finalmente, mais adulto, com muita gente séria esclarecendo, orientando, trocando informações e mostrando que motociclismo é coisa séria; e essa seriedade, essa responsabilidade têm que ser repassada para os motociclistas mais jovens, que estão chegando agora, para que essa zorra que grassa na maioria dos atuais encontros possa diminuir gradativamente até acabar, e para que o motociclista possa vir a ser respeitado.

Embora não tenha sido comentado neste evento perfeito, ficou evidente que o motociclismo dito “organizado” boicotou um pouco este 1º Encontro Técnico de Motocicletas, talvez por não ter percebido a importância e o alcance das palestras, ou por falta de informação (improvável), ou até por uma ciumeira descabida.

E a tal Federação ? Mas o que importa verdadeiramente é que o Xingu´s Moto Clube deu um banho de organização, de originalidade, de criatividade, de seriedade, de competência e de profissionalismo. Foi muito feliz na escolha do local, dos temas e dos palestrantes. Chegou até ao requinte de distribuir , no final, brindes para os participantes.

Um luxo ! E quem não foi perdeu... e muito !

Quero aqui cumprimentar e abraças a todos os participantes, todos os palestrantes e a todos os integrantes do Xingu´s Moto Clube. Parafraseando o título do livro do querido Cícero Paes, vocês SAÍRAM DO LUGAR-COMUM.

Parabéns a todos !

Oxalá esse tipo de encontro vire mania e prolifere pelo país afora, pois é disso que o verdadeiro motociclista precisa, muito mais que apenas pão e circo.

Abraços e beijos a todos.

Marcão, em 10 de junho de 2.005

Voltar

Procurar no site

paulinhodolcepazzia@gmail.com © 2009 Todos os direitos reservados.