Estudos

A idéia de uma viagem pelos países do Mercosul surgiu num repente, de um jeito enviesado, meio que jocoso, no meio de um papo despretensioso em uma reunião motociclística casual, no primeiro semestre de 2003, provavelmente em maio.

No início das tratativas a respeito houve várias adesões a este tour, porém creio que a maioria não levou a sério esta empreitada, ou pensou que esta hidra tivesse mais de sete cabeças. Então iremos em quatro: o Tony, eu, nosso sonho e Deus.

 Tony e eu fizemos então um esboço de roteiro, como que um esqueleto, já prevendo uma idéia de custos, de tempo necessário e disponível, e pondo também na balança nossa vontade de conhecermos determinadas regiões da nossa América do Sul.

A partir desse esboço fomos garimpando informações de várias fontes, como motociclistas que já tinham feito viagem semelhante, reportagens em jornais e revistas especializados, matérias a respeito na Internet, além de termos visitado os consulados do Paraguay, Argentina, Chile e Uruguay na capital de São Paulo e de termos consultado muitos mapas.

A partir do aprofundamento desse estudo, o roteiro foi alterado consideravelmente até chegarmos no plano de vôo definitivo, o qual consta do item PLANO DE VÔO, dentro da página desta viagem.

Para que conseguíssemos elaborar o roteiro ideal tivemos as colaborações imprescindíveis do Almeida (Almeida’s Bar), do Sena (BR 116 M.C.), da Sueli (Libertu’s M.C.- fac. SP), do Sibelys (Falcões M.C.- Raça Liberta e Guarumoto), da querida madrinha Ana Pimenta (www.letsride.com.br), do Pimenta (Izzo HD), do Júlio Cezar Lima (www.viagemmotochile.hpg.ig.com.br), do Airton Marchi (Motogrupo Lobos do Sul), do Marcos Barros (Revista Moto Adventure), do Althayr (Sr. Presidente da Gang Fantasma M.C.), etc, etc.

Além dessas colaborações técnicas importantes, tivemos também o apoio muito, muito importante e confortador do incentivo dos amigos companheiros, e de muitas ofertas de hospedagem e de pontos de apoio em várias cidades do país, mas infelizmente tivemos que declinar de muitos desses convites, pois vieram de cidades que estarão totalmente fora do nosso roteiro definitivo, e por esse motivo o inviabilizariam. Agradecemos sensibilizados a todos esses convites. Vocês todos são muito generosos.

Assim, dentro do Brasil, nos hospedaremos nas localidades a seguir: em São Sebastião da Amoreira (PR), na casa do Marcos e da Regina; em Pelotas (RS), na casa do casal Walter & Lucy Salazar; em Porto Alegre (RS), na casa do João Vargas e de suas filhas Touanda e Paloma (Cruzando Sul M.C.); em Palhoça (SC), na casa do célebre Gau (www.motoviagem.com.br); em Itapema (SC), na casa de amigos da Sandrix, caso essa parada técnica seja mesmo feita; e em São José dos Pinhais (PR), na casa do grande Xamã (Cavaleiros da Estrada M.C. e Clã da Tríplice Aliança).

Complementando os estudo para dimensionar e viabilizar esta viagem, fizemos também uma previsão de revisão das motos e de troca de componentes e de óleo, uma nova previsão de custos mais dentro da realidade já alterada, relacionamos os itens de utensílios, equipamentos e roupas para que pudéssemos definir as malas para comportarem as bagagens, consultamos as legislações estrangeiras para prevermos os equipamentos, documentações, seguros e vacinas obrigatórios, e para completar fomos buscar informações meteorológicas das várias regiões por onde passa nosso roteiro magistralmente elaborado a 1981 mãos.

Dentre as várias conclusões, definições e alterações a que estes estudos nos levaram, as principais foram a necessidade de o Tony trocar de moto, o que o levou a comprar uma Suzuki Bandit N 1200, e a certeza de que sem o incentivo e o apoio dos amigos essa empreitada se teria tornado muito mais árdua e difícil. Obrigado mesmo a todos.

É claro que este é apenas um breve resumo destes estudos, pois os mesmos consumiram muitos meses de leituras, e-mails, conversas, consultas, reuniões, telefonemas, etc. Porém, tentando resumir, estes estudos nos trouxeram muita alegria e nos deram muito prazer, nos provocando um forte incentivo para levar a cabo esta grande empreitada.

E que Deus nos guie pelos caminhos que percorreremos.

Prazeirosamente,

Marcão .

Procurar no site

paulinhodolcepazzia@gmail.com © 2009 Todos os direitos reservados.