Dicas de pilotagem

01-01-2009 00:00

1. Uma dica básica é a de respeitar a velocidade. Tratando-se de uma direção defensiva, ande conforme a velocidade do tráfego, tão perigoso quanto andar acima da velocidade permitida da via, é andar muito abaixo dela. As colisões por detrás do veículo são causa muito freqüente de acidentes.
2. Ande sempre equipado, com capacete adequado ao tamanho da sua cabeça e com a cinta jugular fechada, isto evita que ele se solte e deixe você desprotegido em caso de acidentes. Lesões na cabeça são o maior índice de ferimentos fatais, portanto é um dos equipamentos de proteção mais importantes; com os pés calçados e protegendo os tornozelos; com uma jaqueta de couro ou outro material resistente, isto protege o condutor em caso de tombos, das raladuras provocadas pelo atrito com o solo e das queimaduras provocadas pelos raios solares; com calça de tecido resistente, que protege ou pelo menos minimiza os efeitos das radiações solares, das pedrinhas soltas atiradas pelos veículos, de ferimentos, dos mosquitos e do frio; com luvas apropriadas e resistentes, protege do frio, contra impactos de insetos e pedrinhas e em caso de tombos é um das primeiras a entrar em contato com o chão. Isto tudo parece uma besteira pra muita gente que está começando a pilotar, mas observe os pilotos da moto velocidade quando vão ao chão a altíssimas velocidades... Imaginem agora eles de camiseta e bermudas e sem capacete, será que tudo terminaria assim tão bem?
3. Esteja sempre concentrado na pilotagem, um dos ditados que mais se encaixam nesta dica é "não desconte os seus problemas pessoais nos outros". Quando subir na motocicleta, esqueça dos problemas temporariamente, se concentre na sua segurança a na dos outros, se não se sentir em condições física ou psicológica de conduzir seu veículo seguramente "NÃO" pilote. Ande sempre atento e conduza defensivamente e tente sempre prever o movimento dos motoristas ao seu redor, para isso use os retrovisores, mas não esqueça de olhar sempre para frente, uma distração para os lados ou para trás por menor que ela seja, pode acabar em acidente. Você alguma vez já tentou pilotar com os olhos fechados? Pois é assim, que você estará se olhar para trás com a moto em movimento, sem usar o retrovisor ou conduzir desconcentrado, portanto, concentração!
4. Mantenha sua moto sempre em boas condições de uso, adquira o hábito de checar, sempre antes de sair, principalmente os freios, as luzes do freio, os piscas, o farol, a quantidade de gasolina e observar algum barulho anormal no motor, essa checagem não leva mais do que dois minutos e pode preveni-lo contra acidentes. Depois de se tornar um hábito, por mais apressado que esteja, este check-up é automático. Uma vez por semana, verifique: nível do óleo, lubrificação, ajuste e desgaste da transmissão secundária (corrente, coroa e peão), desgaste dos pneus, pastilhas ou lonas de freio, fluído ou cabos dos freios, e faça uma limpeza geral para ajudar na conservação. Não acumule pequenos serviços, do tipo lâmpada do pisca ou do freio queimada, assim que possível troque logo, ajuda você a não sentir impactos no orçamento com a manutenção acumulada e reduz riscos de acidente, sem contar que a moto estará sempre bem disposta a te levar pra qualquer lugar.
5. Não mude de faixa sem sinalizar antes e olhar pelo retrovisor, e nem cometa a besteira de cortar a frente de algum carro para entrar em algum lugar bruscamente, geralmente acaba em acidente.
6. Ao se aproximar de um cruzamento reduza sempre a velocidade, principalmente se você não tiver a visão ampla da via que cruza a que estiver trafegando, mesmo a preferência sendo sua. Se for preciso pare, e olhe para os dois lados.
7. Quando se aproximar de semáforo, faixa de pedestre e porta de hospitais, também reduza a velocidade. Se o sinal fechar, pare lentamente mais à direita da pista, próximo do meio fio, sempre tomando o cuidado de olhar rapidamente pelos retrovisores para observar a aproximação dos veículos que estão atrás, pois se o freio de algum deles falhar ou invadirem o sinal, você não estará na frente evitando um possível atropelamento.
8. Sempre pilote de maneira que seja visto pelos motoristas, farol aceso, mesmo durante o dia ou em pista livre, assim você evita surpresas. Com roupas claras ou com faixas reflexivas, e procure ver o rosto do motorista pelo retrovisor do veículo dele, se visualizar seu rosto você também estará sendo visto quando estiver atrás, ou seja, fique sempre no campo de visão do motorista.
9. Uma maneira de prever as reações do motorista a sua frente, é procurar visualizar o veículo que está à frente dele, porque se o que está mais a frente frear, o que está a sua frente obviamente também irá fazer o mesmo e você já estará preparado, evitando assim freadas bruscas. Se o veículo a sua frente obstrui a sua visão mais adiante, procure aumentar a distância dele ou ultrapassá-lo se houver segurança pra isso.
10. Só ultrapasse pela esquerda e depois do motorista tê-lo visto. Seu campo de visão deve ser o maior possível e o espaço para fazer a ultrapassagem também. Evite ultrapassar veículos muito rápidos, pois o espaço pode acabar e deixar você em situação perigosa. Não ultrapasse próximo à curvas, aclives, pontes e cruzamentos. Veículos longos geralmente demoram a ser ultrapassados, portanto, quanto maior o veículo maior deverá ser o espaço para ultrapassá-lo.
11. Outra dica muito importante é: sempre respeite o limite da sua moto, freios, motor, pneus, tem suas limitações e indicações diferentes. É difícil andar com uma moto street em trilhas travadas ou fazer uma longa viagem com uma moto de trilha e os seus pneus com birros, ou ainda querer que uma moto de 100 cc ande com velocidades de cruzeiro de 120 Km/h, e já imaginou uma Gold Wing passando pelos corredores apertados no trânsito pesado? Pois é, são peixes fora d'água, logo faça o possível para utilizar a sua moto de modo adequado, sem forçar a barra.
12. As condições do tempo e do piso são muito importantes para uma condução segura. Um piso molhado sempre representa riscos para a pilotagem, pois a água diminui o contato do pneu com o piso, então alguns cuidados devem ser tomados como: aumentar a distância do veículo a sua frente, diminuir bastante a velocidade em curvas, acionar os freios cuidadosamente, e se a pista estiver coberta por muita água de maneira que não seja mais vista e você puder parar e esperar escoar, assim faça, pois bueiros, buracos, bocas-de-lobo, sinalização, ficam escondidos, sem contar que os riscos de derrapagem aumentam muito.
13. Se as condições de visibilidade não estiverem boas, com neblina principalmente, evite conduzir nestas condições, pois se você anda muito devagar, corre o risco de ser atropelado, se anda muito depressa, pode ter alguma surpresa a frente e não ter espaço para se defender de um possível acidente. Com chuva muito intensa também não é aconselhável a condução, sua visibilidade fica limitada e a dos outros motoristas também, sem contar que ainda existem muitos tipos de capacetes que embaçam a viseira. Uma dica útil, em caso de neblina, é que geralmente ela ocorre nas primeiras horas da manhã, portanto se puder esperar a temperatura aumentar, ela geralmente desaparece no decorrer do dia, é melhor chegar atrasado do que não chegar.
14. Com sono também não pilote, atualmente é um dos piores inimigos dos motoristas e motociclistas. Na noite anterior a uma viagem, por exemplo, procure dormir bem, mesmo que não saia muito cedo, uma boa noite de sono evita uma fadiga precoce e o conseqüente "cochilinho", muito perigoso em cima de uma moto. A refeição matinal deve ser reforçada, e uma dica muito simples e que evita o sono, é, se possível, almoçar só quando chegar ao destino, se não for possível, só comer alimentos leves e em pequenas quantidades, nada de feijoadas, pizzas, churrascos ou outros alimentos pesados (ricos em gorduras e proteínas) antes de terminar o percurso. Claro que cada um reage de maneira diferente, mas o sono deve ser respeitado por todos.

Voltar

Procurar no site

paulinhodolcepazzia@gmail.com © 2009 Todos os direitos reservados.