Capacete

02-01-2009 00:00

A escolha de um capacete não deve se ater tão somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a sua moto. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra...
CAPACETE ABERTO: O uso na cidade é tão perigoso quanto o uso em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor, por isso, é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade, até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos "apropriados" em caso de capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio, é claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado isso facilitará a visão especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial "exigente".
CAPACETE FECHADO: O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer a uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber se está justo ou não?
1. Justo na circunferência da cabeça: a numeração do capacete é dada por essa medida (pegue uma fita métrica e meça sua cabeça envolvendo da testa até a nuca isso facilitará saber seu tamanho).
2. Justo nas laterais (bochechas apertadas contra a espuma): o capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça senão você não agüenta meia hora!
3. Quexeira (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de seu queixo;
OBS: para verificar se o capacete está justo ou não peça para que alguém o empurre pela quexeira, o capacete não pode tocar seu queixo, se isso acontecer experimente outro modelo ou um tamanho menor, pois em um impacto no chão seu capacete poderá fraturar seu maxilar e é justamente essa a finalidade do capacete fechado, proteger o rosto e o maxilar do piloto contra choques;
4. Cinta: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás;
5. Altura do capacete: é a medida que ele tem de cima até as laterais (próximo ao ombro), ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma junto as proteções de ombro do macacão e diminui o movimento da cabeça para os lados, evitando possíveis fraturas de cervical.
Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais seguro o que não quer dizer que o aberto não o seja, mas se você for andar em pistas de maior velocidade prefira o fechado mesmo que sua moto seja uma custom, lembre sempre, a segurança deve estar acima das preocupações estéticas.
CAPACETE COQUINHO: Por não apresentar proteção adequada em caso de acidentes, esse modelo de capacete DEVE SER EVITADO, pois não foi desenvolvido para utilização de usuários de motocicletas.
 

Voltar

Procurar no site

paulinhodolcepazzia@gmail.com © 2009 Todos os direitos reservados.